Origem da Moeda

São Paulo, São Paulo, Brazil
A história da moeda está intimamente ligada à história do dinheiro e das trocas comerciais, especialmente no que diz respeito à passagem de uma economia baseada na troca direta para outra baseada na troca indireta (também chamada de monetária). As moedas metálicas surgiram por volta de 2000 a.C., mas, como não existia um padrão e nem eram certificadas, era necessário pesá-las antes das transações e verificar a sua autenticidade. Só por volta do século VII a.C. é que se procedeu à cunhagem das moedas. Foi a partir do dracma de Atenas que se difundiu por todo o mundo a moeda metálica.

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

100 pesetas de 1931. Del Gran Capitán " O Grande Capitão "

Agradesco la doación del billete al amigo Juan Carlos Fernández Cuenca.

Em cumprimento ao Decreto de 23 de julio de 1931 da II República, o Conselho do Banco encarrega a casa inglesa "Bradbury Wilkinson y Cía" da fabricação da nova emissão de notas, que comprendía todas as series em circulação. Se editaram 10 millones de notas.


No anverso vemos um quadro denominado "Los dos caudillos" do pintor de temas históricos; José María Casado (1832-1886), e no reverso, com a marca de água de un homem com capacete.


Este quadro se refere ao final da batalha de Ceriñola (28 de abril de 1503) foi um  enfrentamento bélico ocorrido entre as tropas francesas e espanholas, com a vitória dos espanhóis. Ceriñola marca o início da hegemonia que Espanha impôs nos campos de batalha europeus até a derrocada em Rocroi em 1643.

Gonzalo Fernández de Córdoba y Aguilar
Gonzalo Fernández de Córdova y Aguilar (1453 - 1515) foi um militar espanhol nascido no castelo de Montilla, cidade de Córdoba, cujos comandos de campanhas militares deram início à hegemonia da Espanha sobre a Itália nos primeiros anos da idade moderna e o tornaram conhecido como El Gran Capitán (O Grão Capitão) e cuja notável fidelidade aos Reis Católicos deram-lhe muito prestígio na corte espanhola.

Filho de uma ilustre família, aos 13 anos de idade foi enviado à corte de Castela, onde se tornou pajem da princesa Isabel, depois rainha de Castela. Distinguiu-se na guerra civil (1474-1479) para garantir Isabel I no trono do reino de Castela, e desempenhou importante papel na guerra contra o reino muçulmano de Granada (1482-1492), inclusive negociando a rendição da cidade (1492) antes sob domínio mouro. Comandou (1495) os espanhóis na defesa do reino de Aragão na luta contra os franceses e, a pedido do papa Alexandre VI, enfrentou novamente os franceses nas proximidades de Roma e, novamente vitorioso, foi aclamado pelo povo romano (1497). Três anos depois, novamente na Itália (1500), comandou um exército para ajudar o rei francês Luís XII na luta contra os otomanos, inimigos também dos reis da Espanha. Junto com forças venezianas, expulsou os turcos da ilha de Cefalônia, o que aliviou a ameaça muçulmana sobre a Europa. Novamente em lutas contra os franceses (1502) conseguiu vitórias consecutivas em Cerignola, Monte Cassino e Garigliano e assumiu o controle da Sicília, passando a governar a ilha como vice-rei. Após o falecimento de Isabel (1504), sua grande protetora, intrigas na corte, especialmente dando conta que o Gran Capitán estaria tramando a independência da ilha, levaram o monarca espanhol, temendo pelo seu excesso de prestígio, destituí-lo do governo siciliano e obrigado-o a retornar à Espanha. Extremamente decepcionado, deixou a corte e auto-exilou-se em Granada, onde morreu esquecido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tiver alguma informação diferentes sobre as moedas postadas, por favor, faça o seu comentário.