Origem da Moeda

São Paulo, São Paulo, Brazil
A história da moeda está intimamente ligada à história do dinheiro e das trocas comerciais, especialmente no que diz respeito à passagem de uma economia baseada na troca direta para outra baseada na troca indireta (também chamada de monetária). As moedas metálicas surgiram por volta de 2000 a.C., mas, como não existia um padrão e nem eram certificadas, era necessário pesá-las antes das transações e verificar a sua autenticidade. Só por volta do século VII a.C. é que se procedeu à cunhagem das moedas. Foi a partir do dracma de Atenas que se difundiu por todo o mundo a moeda metálica.

sábado, 26 de junho de 2010

Sobre o Valor das Coisas...Uma questão complicada

"O preço real de cada coisa, o que realmente custa para o homem que quer adquiri-lo, é o trabalho e as dificuldades de adquiri-lo ... Mas, apesar do trabalho ser a medida real do valor de troca de todas as mercadorias, é não aquele pelo qual o seu valor é comumente estimado ... ". - Adam Smith, A Riqueza das Nações, 1776

"O que é um cínico? Um homem que sabe o preço de tudo e o valor de nada." - Oscar Wilde, Ventilador Windermere Senhora, 1892




Intrínsecamente coisas não têm preço. O amor da sua vida ou um belo pôr do sol. Não há maneira objetiva de medir essas, nem deveria haver.

O valor das transacções monetárias também é difícil de medir. Enquanto há um preço salarial, ou outro tipo de transação que podem ser gravados em um preço exacto, o valor do montante, deve ser interpretado.

O preço de um hamburguer, provavelmente, vale mais a uma pessoa faminta sem lar do que um muito rico. Um subsídio de cinco tostões por semana valia mais a uma criança em 1902 que é para uma criança hoje.

Pode ser mais difícil quando a questão é determinar o valor "histórico" de alguma coisa. O preço, mesmo deflacionado pela inflação, não é suficiente. Andrew Carnegie era mais rico que Bill Gates? Será que Babe Ruth fazia mais do que David Beckham? Foi o custo de um pão mais do que agora?


O Economic History Service é um serviço gratuito de conversão de moedas antigas pela internet criado por dois professores de Economia das Universidades de Miami e Illinois. Pode ser consultado em http://measuringworth.com. O www.globalfinancialdata.com oferece informação semelhante e mais detalhada, mas é pago (é muito caro). Para a artualização do valor da libra esterlina, ver Robert Twigger, Inflation: the value of the pound 1750-1998, House of Commons Library no site do Parlamento britânico em http: //parliament.uk/common/lib/research/rp99/rp99-020.pdf.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tiver alguma informação diferentes sobre as moedas postadas, por favor, faça o seu comentário.