A NUMÁRIA DE 1922
Em 1922, é batida no Brasil a série dos 100 anos da independência do País, em 3 valores: 500, 1000 e 2000 réis. Todas com a efígie de D. Pedro I e do presidente à época, o 10º da República, Sr. Epitácio Pessoa.
Moeda - 1000 Réis Independência do Brasil |
Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.
D. Pedro estava em viagem de Santos para São Paulo, quando recebeu a carta de D. João VI dissolvendo a assembléia Constituinte e exigindo seu retorno ao reino. Conforme a versão oficial da história, próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou: " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil, com o Titulo de D. Pedro I.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Se você tiver alguma informação diferentes sobre as moedas postadas, por favor, faça o seu comentário.