Origem da Moeda

São Paulo, São Paulo, Brazil
A história da moeda está intimamente ligada à história do dinheiro e das trocas comerciais, especialmente no que diz respeito à passagem de uma economia baseada na troca direta para outra baseada na troca indireta (também chamada de monetária). As moedas metálicas surgiram por volta de 2000 a.C., mas, como não existia um padrão e nem eram certificadas, era necessário pesá-las antes das transações e verificar a sua autenticidade. Só por volta do século VII a.C. é que se procedeu à cunhagem das moedas. Foi a partir do dracma de Atenas que se difundiu por todo o mundo a moeda metálica.

terça-feira, 28 de setembro de 2010

Independência do Brasil

A NUMÁRIA DE 1922

Em 1922, é batida no Brasil a série dos 100 anos da independência do País, em 3 valores: 500, 1000 e 2000 réis. Todas com a efígie de D. Pedro I e do presidente à época, o 10º da República, Sr. Epitácio Pessoa.

moeda 1000 reis
Moeda - 1000 Réis Independência do Brasil
Em janeiro de 1822, D. João VI manda chamar de volta seu filho Pedro, então empecilho à recolonização. Apoiado pela classe dominante brasileira, desejosa de sua permanência, D. Pedro responde com a célebre frase: "Se é para o bem de todos e felicidade geral da nação, diga ao povo que fico."


Pedro convocou uma Assembléia Constituinte, organizou a Marinha de Guerra, obrigou as tropas de Portugal a voltarem para o reino. Determinou também que nenhuma lei de Portugal seria colocada em vigor sem o " cumpra-se ", ou seja, sem a sua aprovação. Além disso, o futuro imperador do Brasil, conclamava o povo a lutar pela independência.

D. Pedro estava em viagem de Santos para São Paulo, quando recebeu a carta de D. João VI dissolvendo a assembléia Constituinte e exigindo seu retorno ao reino. Conforme a versão oficial da história, próximo ao riacho do Ipiranga, levantou a espada e gritou: " Independência ou Morte !". Este fato ocorreu no dia 7 de setembro de 1822 e marcou a Independência do Brasil. No mês de dezembro de 1822, D. Pedro foi declarado imperador do Brasil, com o Titulo de D. Pedro I.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tiver alguma informação diferentes sobre as moedas postadas, por favor, faça o seu comentário.