Origem da Moeda

São Paulo, São Paulo, Brazil
A história da moeda está intimamente ligada à história do dinheiro e das trocas comerciais, especialmente no que diz respeito à passagem de uma economia baseada na troca direta para outra baseada na troca indireta (também chamada de monetária). As moedas metálicas surgiram por volta de 2000 a.C., mas, como não existia um padrão e nem eram certificadas, era necessário pesá-las antes das transações e verificar a sua autenticidade. Só por volta do século VII a.C. é que se procedeu à cunhagem das moedas. Foi a partir do dracma de Atenas que se difundiu por todo o mundo a moeda metálica.

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Dracma

Dracma (em grego, δραχμή — plural, δραχμές ou δραχμαί (até 1982)) é o nome de:
Uma antiga unidade monetária encontrada em muitas cidades-estados gregas e Estados sucessores, e em muitos reinos do Médio Oriente do período helenístico.
Três unidades monetárias gregas modernas, a primeira introduzida em 1832 e a última substituída pelo euro em 2001 (na proporção de 340.750 dracmas por 1 euro). O euro não começou a circular antes de 2002 mas foi fixado em 19 de junho de 2000, com a introdução legal do euro a partir de janeiro de 2002. A dracma era a mais antiga moeda ainda em circulação no mundo, até ser substituída pelo Euro.

Antiga Dracma:

Dracma δραχμή
Moeda - Dracma Antiga
O termo dracma é derivado do verbo "δράττω" (dratto, "segurar").

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Se você tiver alguma informação diferentes sobre as moedas postadas, por favor, faça o seu comentário.